Penedo (RJ)

I N F O R M A Ç Õ E S 
Destino: Penedo é um distrito do município de Itatiaia, que fica localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro e a 164 km da capital. Também conhecido como pequena Finlândia, ele é a maior Colônia Finlandesa no Brasil fora da região sul do país.
Hospedagem: Pousada Aconchegos Ile de France
Período: 21 a 24 de setembro de 2015

Nosso passeio começou numa segunda-feira com uma viagem que levou, aproximadamente, duas horas de carro, seguindo pela Via Dutra a uma velocidade média de 90 km/h. É legal avisar que existem dois pedágios no caminho, que custam, atualmente, R$ 12,50 cada. Chegamos ao destino por volta das 11h da manhã e como ainda era cedo para fazer o check-in, decidimos dar uma volta pelo centro. Para a nossa surpresa, a maioria das lojas estavam fechadas. É, Penedo é um lugar de final de semana, principalmente na baixa temporada. O comercio começa a esquentar a partir de terça com a abertura de algumas lojas, majoritariamente na parte da tarde, mas a coisa só engrena mesmo na sexta-feira. Durante a semana, até os bares e restaurantes se revezam para abrir a noite. Que por sinal, é um dos pontos fortes do lugar.

Apesar de ser final do inverso, as temperaturas estavam elevadas. O que nos permitiu usar muita bermuda, short e camiseta. A noite a temperatura ficava mais amena, chegando a uns 15º, mas para os mais friorentos, um casaquinho fino era o suficiente.

Ficamos hospedados em um chalé no hotel-pousada Aconchegos Ile de France, muito bem conceituado no TripAdvisor, e que realmente valeu os elogios. Não é uma pousada luxuosa, e os móveis antigos de madeira podem não agradar aos mais exigentes, mas ele oferece o aconchego prometido. A dona, Dona Eveline, é muito, muito simpática. Francesa "da gema", ainda é possível ouvir aquele belo sotaque francês ao nos oferecer ovos mexidos todas as manhãs. A área comum da pousada é permeado por um grande gramado e possui piscina  excelente para os dias quentes. Tudo muito bem cuidado. O café da manhã oferecido trás uma variedade satisfatória aos clientes, com bolos, biscoitos e pães, além de café, achocolatado e sucos. Infelizmente, o hotel é mais recomendado para quem está motorizado, pois ele fica a uns 10 minutos do centro e a noite, não se ve muitas pessoas circulando na rua. O único fator negativo na nossa escolha foi a rua não ser asfaltada, pois essa é uma área de preservação. O trecho é curto, mas que dependendo da movimentação e das mudanças climáticas, fica bem esburacado.

       Entrada de carros                                                                                      Recepção             
     Chales                                                                                          Área gramada
Visão do restaurante                                                                                      Piscina          

Penedo é um lugar de uma rua só. Na Avenida das Mangueiras encontramos quase todos os atrativos como a Mini Finlândia, Casa do Papai Noel, fábrica de chocolates e agências de turismo com passeios de cavalo, quadriciclo e tour as cachoeiras. Além de visitas guiadas a Maromba, Visconde de Mauá e Centro de Itatiaia.

Não foi proposital, mas quando chegamos a cidade descobrimos que estava acontecendo o 2º Festival Gastronômico de Penedo . O evento teve sua primeira edição em 2014 e visa atrair turistas nesse período de baixa temporada. O formato do festival é simples, cada um dos dezessete restaurantes participantes elabora um prato especialmente para o evento e o oferece pelo preço fixo de R$ 34,90. A refeição por casal, considerando bebidas e sobremesa, acaba não saindo tão barata. Mas se levarmos em consideração a composição dos pratos, que são mais gourmets e com elementos mais refinados, vale muitíssimo a pena.  Experimentamos três pratos do festival!

Coxa de Frango Recheada (Casa do Fritz)
Consiste em uma coxa de frango cozida, recheada com espinafre e queijo provolone, acompanhada de salada de alface, tomate, cenoura e repolho roxo. Esse prato me surpreendeu, mas a Andressa achou que faltou alguma coisa.

Angus Premium (Casa da Picanha)
Bife de chorizo, aproximadamente 300g, coberto com molho de chimichurri (mix de ervas) que, diga-se de passagem, é uma delícia, acompanhado de arroz de amêndoas, farofa de banana da terra e batatas rústicas. Estava sensacional, o melhor prato que comemos. O mais curioso desse prato, é que no mês anterior tínhamos ido a Argentina, onde o bife de chorizo é um dos carros chefes da culinária, e não encontramos uma carne tão bem temperada quanto essa. Finalizamos o jantar com Profiteróles, que veio acompanhado de sorvete de Creme. Eu não sou muito fã de doces, mas a Andressa adorou.

Ravioli de Carneiro (Aglio e Olio)
O Ravioli de massa artesanal acompanhado por um molho com ervas, surpreendeu pelo sabor da carne de carneiro, que é muito saborosa. Nós percebemos que ela estava pouco temperada, aparentemente, apenas com sal grosso. Ficou incrível, mas quando calhava de morder uma das pedrinhas, sentia tudo muito salgado. Felizmente era algo momentâneo. Finalizamos o jantar com um Petit Gateau acompanhado de sorvete de creme, que estava no ponto perfeito. (foto retirada do google)


Coisa que vocês irão encontrar na maioria, se não em todos, os restaurantes da região: Truta, suco de uva integral e rodízio de fondue. O suco não é barato, o copo custa o mesmo que uma lata de refrigerante, mas é delicioso e benéfico ao organismo. Pena que descobrimos tarde demais que não é indicado bebê-lo junto da refeição #ficaadica. Ao escolher o rodízio, ficamos com o oferecido pela Casa da Picanha. Essa foi outra escolha acertada. Fomos duas vezes ao restaurante e tudo lá é muito agradável. Os funcionários, o ambiente refrigerado... Mas voltando ao rodízio, ele é extremamente bem servido. Começa pelo de queijo (o cozimento do frango/carne é feito por imersão no óleo) e finaliza com o de chocolate preto. Saímos de lá igual duas bolinhas, e o garçom ainda ofereceu para reabastecer a bandeja de doces! Tivemos que recusar.

Apesar de não fazer parte do tour gastronômico, vale citar a Truta Defumada à Moda da Casa que comemos no Restaurante Bella Cittá. O peixe, que é típico da culinária da região, vem gratinado num molho branco com alcaparras, champignon, camarão e palmito. O prato é bem servido e atende bem a duas pessoas. Ele ainda tem o acompanhamento de arroz e batatas rusticas.

Em todos os restaurantes que comemos, fizemos uma análise rápida do cardápio para ter uma ideia dos preços praticados na região e apesar de não ser nada exorbitante, também não da para afirmar que é barato. Se você estiver com pouco dinheiro, vale pesquisar os pratos que servem duas pessoas e as opções mais baratas. A região tem muitos restaurantes e acredito que é possível fazer uma boa refeição em qualquer um deles.

Quem quiser levar lembranças gustativas da região, não pode deixar de experimentar, a maioria das lojas oferece degustação, as famosas 'pastinhas' de truta, salmão e diversos tipos de queijo (compramos os nossos no Shopping Vale dos Duendes) e os chocolates com suas diferentes combinações.

Quando escolhemos Penedo como destino, nossa intenção era descansar o máximo possível, mas como não poderíamos sair da cidade sem conhecer algumas de suas atrações, batemos ponto em alguns deles. A Pequena Finlândia é o lugar puramente de turistas. Um conjunto de lojas com arquitetura finlandesa, organizado de forma a lembrar uma vila do país. Tivemos aquele pequeno problema com a abertura das lojas, mas nas que podemos visitar, encontramos tudo caro. Quem quiser fazer compras pode pechinchar nas diversas galerias que existem na região A fábrica de chocolate é interessante pois trás preços mais acessíveis que as lojas da Pequena Finlândia e a variedade de chocolates surpreende. Também fizemos o recomendável passeio de quadriciclo, onde conhecemos o Poço das Esmeraldas, a Três Cachoeiras, o Alto do Penedo e as ruas de terra mais esburacadas que já vi, risos, mas nada que um quadriciclo 4 x 4 não desse jeito (além de ser muito divertido!).

Uma das ruas da Pequena Finlândia


Alto de Penedo

Ficamos na cidade apenas quatro dias e como disse, nossa ideia não era fazer um tour completo para aproveitar tudo que a região oferece. Se você pretende ir a todos os lugares citados acima e ainda tirar um tempinho para relaxar num dos climas mais agradáveis que já senti, então separe pelo menos mais um dia.

Um resumo da vigem?
Penedo é um lugar para descansar, aproveitar a natureza e comer muito bem!

4 comentários

  1. Oi Bruno, tudo bem?

    Achei o post bastante interessante e contém dicas bastante valiosas para quem quiser conhecer a cidade. Nunca fui, mas pelas fotos, deu bastante vontade de visitar, parece ser um lugar bem acolhedor. A pousada é super bonitinha, e nossa, esse Angus Premium parece que estava muito bom.

    Adorei as fotos!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaella! Muito obrigado... Pra falar a verdade não só o Angus Premium surpreendeu... TODOS foram surpreendentes... aquela coisa de "quem vê cara, não vê coração" funciona muito bem pra esses festivais....

      Se tiver a oportunidade, vá visitar com amigos, família, namorado... que o passeio vale muito a pena.

      Bjos...

      Excluir
  2. Só corrigindo... Penedo é literalmente uma cidade de duas ruas. Uma que vai e outra que volta.kkkkkkk
    Mas é a cidade é mt show. O passeio de quadriciclo é top. Só não fomos ao passeio a cavalo porque achamos caro e vi depois também que os animais são mal tratados. Mas é um destino ótimos pra não muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk é verdade.... em resumo é uma rua... fiquei curioso pra saber como é em época de natal e pascoa... Voltarei na próxima vez em uma dessas "festas"...

      Excluir